quinta-feira, 31 de março de 2011

Cientistas elaboram mapa da gravidade da Terra

A Agência Espacial Européia (ESA) divulgou, nesta quinta-feira (31), o mapa mais preciso já feito até hoje da gravidade da Terra. As informações foram coletadas durante dois anos pelo satélite Goce. O modelo, chamado de geóide, mostra minunciosamente que a Terra não é completamente redonda.

Veja como é a superfície da Terra considerando a gravidade sem a ação de marés e de correntes oceânicas:

O satélite Goce* foi lançado em março de 2009 e já recolheu mais de 12 meses de dados sobre a gravidade. De acordo com a Esa*, essas informações são essenciais para medir a movimentação dos oceanos, a mudança do nível do mar e a dinâmica do gelo – e para entender como são afetados pelas mudanças climáticas.

A Esa também explica que os dados podem ajudar a entender mais profundamente os processos que causam terremotos, como o evento que assolou o Japão no dia 11 de março. Isso porque os terremotos criam “rastros” na gravidade, o que poderia ser usado para entender o processo que conduz catástrofes naturais e, assim, prevê-los.

A idéia dos pesquisadores da Esa é continuar medindo a gravidade até o final de 2012. O satélite Goce, responsável pelos dados, pesa uma tonelada e orbita a baixa altitude. Ele usa um equipamento específico para medir a gravidade.

*O GOCE (Gravity campo e em estado estacionário da circulação do oceano Explorer) é uma missão da ESA dedicado a medir o campo de gravidade da Terra e modelagem do geóide com alta precisão e resolução espacial.
*ESA - A Agência Espacial Europeia ( ESA ), criada em 1975, é uma organização intergovernamental dedicada à exploração do espaço , atualmente com 18 Estados membros. Sediada em Paris, a ESA tem uma equipe de mais de 2.000 com um orçamento anual de cerca de € 3990000000 / 5,65 bilhões dólar dólares dos EUA (2011).
Fonte: Yahoo! Notícias – quinta, 31 de mar de 2011 12:43 BRT

Nenhum comentário:

Postar um comentário